quinta-feira, 7 de junho de 2012

Caros Cursistas,


Nesse blog os senhores irão postar a atividade 2.8, ou seja, a experiência adquirida pelos senhores na exposição do seu plano de aula em sala de aula.


Os pontos  a constar no registro é:


1) Descrição do plano de aula com seus objetivos, etapas, recursos necessários, etc.

2) Características da turma: série, disciplina envolvida, quantas aulas foram necessárias, quantos alunos participaram e etc.

3) Descrição de como o plano de aula foi desenvolvido. Nessa parte, entram, possivelmente, fotos que tenham tirado; depoimentos que gravaram dos alunos dizendo o que acharam da aula e comoavaliam o que aprenderam com a atividade; depoimento de outros professores que tenham acompanhado a aula e tenham alguma percepção interessante do ocorrido.

4) Conclusões: o que aprnderam vocês com o desenvolvimento do plano de aula? De que forma plano de aula como esse pode integrar o planejamento de vocês, Professores? Que outras atividades podem passar a integrar planejamento futuros em função do que perceberam nesta experiência? De alguma forma a experiência sugere mundanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros? Quais?

 

Boa atividade a todos!

 

Um forte abraço, Robson Sousa.

20 comentários:

  1. Embasadas nos conhecimentos adquiridos pelo plano de aula foi muito proveitoso, pois os alunos adquiriram conhecimento sobre as tecnologias que podem ta utilizando através do blog. Essa evolução é muito importante para sua vida curricular e através do mesmo absorveram conhecimento sobre os pontos turísticos que há em nossa cidade. 

    ResponderExcluir
  2. A elaboração do plano não tão difícil. A execução do plano foi uma boa experiência, pois o assunto chamou a atenção pela importância do evento. Houve dificuldades em entrar em contato com atores antigos da peça teatral,quando perguntado sobre a importância,afirmaram que a peça pelo significado, principalmente espiritual perdeu a sua importância.Todos se envolveram dando o melhor de si na apresentação o que fez com que conhecessem o verdadeiro significado do evento.

    ResponderExcluir
  3. O plano de aula teve como objetivo descobrir e valorizar os benefícios dos recursos naturais e a importância da valorização e preservação dos mesmos. A turma participou de forma ativa e buscaram tirar dúvidas com relação a preservação da natureza. Esta aula contribuiu informando e alertando a necessidade da preservação dos rios, pois tais cuidados devem fazer parte da vida não só dos alunos mais de toda sociedade.

    ResponderExcluir
  4. com esse plano de aula brincando com a leitura em sala de aula obtive excelentes resultados.Os educandos ficaram super empolgados com todas as atividades realizadas.Eles dramatizaram histórias,recitaram poesias e produziram textos interessantes e ainda pesquisaram sobre alguns autores.Foi bastante proveitoso, conseguí fazer com que eles se interessassem mais e buscassem novos conhecimentos através da leitura e da tecnologia.

    ResponderExcluir
  5. Nada na vida funciona sem planejamento,sem planejamento somos como um barco a deriva ou como um palha levada pelo vento.Meu plano de aula surgiu da necessidade de os alunos terem o conhecimento de como tratar uns aos outros,por serem de tenra idade e não terem esse conhecimento de respeito um pelo outro foi necessário para termos uma boa aula e boas amizades desenvolver esse plano;que possibilitou eles a conhecerem seus direitos e deveres conhecendo o que pertence a si próprio,ensinando que devemos tratar os outros,do mesmo modo que desejamos ser tratados e como termos boas aulas,boas amizades e bons resultados na aprendizagem.Aprendemos que somente com um planejamento bem elaborado podemos saber para onde vamos, onde estamos,onde queremos chegar,como chegar e somente com essas metas que planejamos podemos alcançar nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  6. foi muito interessante e proveitoso esse momento de interação com os alunos uma experiência única, pode perceber que os alunos ficaram muito interessados e todos prestaram atenção no conteúdo que estava aplicando, também dá satisfação ao aprendiz por estar fazendo algo novo, percebemos que ao se envolver em projetos como esse, o aluno torna-se mais responsável, sujeito ativo na construção do conhecimento. Ao pesquisar, estabelecer relações, sintetizar, descortina novas possibilidades frente ao aprendizado anterior. Nós, enquanto dinamizadoras desse processo, também estamos construindo um novo conhecimento. Por fim, compreendemos que a execução das atividades com apoio de um profissional da área, facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  7. Com esse plano de aula "Pontos turísticos de Mucajaí, foi possível desenvolver uma aula muito interessante com os alunos do 1º ano do ensino fundamental, onde eles puderam conhecer os pontos turísticos de Mucajaí. Realizamos passeios,em seguida, eles construíram pequenos textos relacionados ao tema,no sentido de desenvolver ações para preservação e divulgação desses pontos por meio eletrônico. No final os alunos fizeram uma apresentação com cartazes e fotos para os demais alunos da escola.

    ResponderExcluir
  8. A partir do plano de aula "Pontos turísticos de Mucajaí", pude desenvolver uma aula bastante proveitosa com os aluno do 2º ano do ensino fundamental. Com essa aula eles puderam conhecer um pouco mais sobre o assunto, criaram novas percepções como: valorização do patrimônio cultural, preservação, e divulgação por meio eletrônico desse bem cultural.

    ResponderExcluir
  9. O plano de aula sobre a História de Mucajaí foi de grande interação entre os alunos, pois conseguiram entender melhor seu munícipio e sua história, através de exposições, esquemas e divulgações no blog. Na sala de aula a conversa informal foi bastante proveitosa, os alunos apresentaram o blog, as imagens e os documentos e discutiram o tema e entederam a importância de conhecer a história de Mucajaí. Com isso a tecnologia foi uma grande aliada no desenvolvimento dessa atividade.

    ResponderExcluir
  10. O Plano de Aula sobre o Ambiente foi muito interrssanto pelo fato de proporcionar aos alunos um trabalho, que foi novidade para eles, a pesquisa na internet e o uso de slides para expor e explicar o conteúdo. Os aluno atingiram os 70% de êxito dos objetivos propostos e os outros 30% é de responsabilidade deles disseminarem aos parentes e vizinhos sobre a importância de preservar a natureza.

    ResponderExcluir
  11. O Plano de Aula foi mais uma experiência da nossa pratica pedagógica como professor. Experência esta que servirá de agora em diante para todo Plano de Aula, pois, o segredo é utilizar as ternologias mais atuais para que os alunos sintam mais interesse e prazer em estudar.E isso realmente trás excelentes resultados tanto para o aluno quanto para o professor. Porque os alunos aprendem junto com o professor e o professor desenvolve uma boa prática no ensinar.

    ResponderExcluir
  12. Desenvolvi uma atividade muito interessante com os alunos do 2ºano do ensino fundametal onde eles fizeram exposições dos textos criados para toda a turma e, em seguida para a escola.O resultado foi muito proveitoso pois eles descobriram uma maneira prazerosa de aprender.

    ResponderExcluir
  13. A experiência na realização da atividade de criação do blog foi gratificante, pois os alunos se envolveram com a atividade e gostaram da experiência. atividade foi realizada com uma de terceiro ano do ensino médio na escola José Pereira de Araújo na vila do Roxinho.

    ResponderExcluir
  14. O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação

    ResponderExcluir
  15. O plano de aula foi muito importante para mostra os aulnos e para os professores a importançia dos pontos turstícos de Mucajaí para o nosso município os denefcios que tras para a população.
    A insenação da paixão de cristo gera turisno e emprego para o nosso município.O plano de aula foi bem aplicado os aunos do 3 ano B da Escola Padre Jose Monticone participaram debateram sobre a importancia da Paixão de Cristo que gera em nossa cidade.Foi uma otima experiençia repassaum pouco mais sobre os pontos turistícos de mucajaí.

    ResponderExcluir
  16. Relato de experiência com o desenvolvimento do plano de aula.

    Conforme o elaborado no plano de aula, segui para a execução. A aceitação dos alunos, de imediato, não foi muito receptiva. muitos colocaram o pouco domínio com computadores, outro com a falta de tempo para se dedicar a acessar atividades na plataforma moodle. Resultado: primeira avaliação apenas 40% do alunado acessou a plataforma. No entanto, os alunos que acessaram se interessaram e assim foi feita a divulgação interna dos benefícios dessa tecnologia e sua independência e liberdade com os horários.Resultado 2: Rendimento escolar satisfatório, número de acessos e interatividade no site muito positivo.

    ResponderExcluir
  17. Ao realizar um plano de aula pude perceber que é sempre ideal seguir um plano de aula. pois assim fica mais organizado podendo sempre fazer modificações, para sempre chamar a atenção dos respectivos alunos. No entanto temos sempre que estar de olho na tecnologia, pois os jovens de hoje em dia são voltados a esse mundo e para chamar a atenção deles devemos sempre investir no uso das tecnologias.

    ResponderExcluir
  18. Os pontos a constar no registro é:
    1- Descrição do plano de aula com seus objetivos, etapas, recursos necessários, etc.
    Plano de aula
    Áreas
    Geografia e História
    Tempo de apresentação
    Duas (02) aulas
    Tema
    Você conhece o seu município?
    Público alvo
    Alunos da 5ª série do Ensino Fundamental e professor (a)
    Conteúdo
    Exploração da história e geografia do município de mucajaí-RR
    Justificativa
    Os blogs são sistema de publicação na web. Tem sido amplamente empregados na condição de diários digitais, na publicação de notícias e de outros gêneros textuais. Dessa forma, os blogs e fotologs (diários de fotos na web) permitem a qualquer pessoa que se prontifique a mergulhar nos recursos oferecidos pela internet tornar-se um (a) autor (a). Diante disso, Freire (1987: p.10) expõe “Talvez seja este o sentido mais exato da alfabetização: aprender a escrever a sua vida como autor e como testemunha da história, isto é, biografar-se, existencializar-se, historicizar-se.”.
    Pensando nesse contexto, o plano de aula, torna-se necessário e viável, pois pretende aproximar o uso das tecnologias em prol de aperfeiçoar a concepção do alunado e desenvolver uma aprendizagem mais significativa “que prioriza a organização cognitiva dos conteúdos aprendidos de forma ordenada, possibilitando ao aluno uma gama de opções de associações de conceitos de modo a levar à consolidação do aprendizado ou a um novo aprendizado”. (LAKOMY, 2008 P. 61).
    Objetivo geral
    Fazer uso da ferramenta BLOG, para postar as descobertas e curiosidades sobre a história do Município de Mucajaí.
    Objetivos específicos
    • Conhecer a história do município de mucajaí, desde a sua criação ao dia de hoje;
    • Pesquisar os pontos turísticos e localização;
    • Conhecer o senso crítico dos alunos a respeito do uso da ferramenta blog para aprimoramento da aprendizagem.
    Metodologia
    Os alunos serão convidados para fazer pesquisas sobre a história e geografia do município de mucajaí. No próximo encontro o professor (a), levará- os para a sala de informática com uso de internet. Em seguida, após reforçar os saberes sobre a temática, explicará à finalidade da ferramenta blog, sua importância e etc. a seguir, passará a conta blog da referida professora para que todos postem no tópico “O QUE VOCE DESCOBRIU SOBRE O SEU MUNICÍPIO”, as descobertas, curiosidades dentre outros conhecimentos adquiridos.
    Dessa forma os alunos terão a oportunidade de conhecer o que os outros colegas também descobriram de importantes e aprimorarão a interação no ato de suas aprendizagens.
    Recursos didáticos
    Computador/internet
    Livros

    Verificação/ avaliação
    Será avaliada, a participação, tanto individual quanto coletiva, o interesse de todos os envolvidos na atividade proposta, assim como a reação dos alunos em relação à ferramenta utilizada, de que maneira eles se apropriaram do uso das tecnologias, como obedece aos combinados e etc.

    Referencia bibliográficas
    Ramos, Edla Maria faust - Introdução à educação Digital/ Edla Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2. Ed. – Brasília:

    Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009. 292 p. Il.

    Lakomy, Ana Maria - Teorias cognitivas da aprendizagem/ Ana Maria Lakomy. 2. ed.rev e atual. – Curitiba: Ibpex, 200.

    ResponderExcluir
  19. 2- Características da turma: série, disciplina envolvida, quantas aulas foram necessárias, quantos alunos participaram e etc.
    Foi aplicado a alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Geografia e História, tendo duas (2) aulas e no ato da execução da turma de 25 alunos, tinha apenas 18 alunos.

    3- Descrição de como o plano de aula foi desenvolvido. Nessa parte, entram, possivelmente, fotos que tenham tirado; depoimentos que gravaram dos alunos dizendo o que acharam da aula e como avaliam o que aprenderam com a atividade; depoimento de outros professores que tenham acompanhado a aula e tenham alguma percepção interessante do ocorrido.
    Conforme planejado, no plano de aula, os alunos foram convidados para fazer pesquisas sobre a história e geografia do município de mucajaí. O professor (a) levou- os para a sala de informática com uso de internet. Em seguida, após reforçar os saberes sobre a temática, explicou à finalidade da ferramenta blog, sua importância e etc. a seguir, passou a sua conta do blog, para que todos os alunos postem no tópico “O QUE VOCE DESCOBRIU SOBRE O SEU MUNICÍPIO”, as descobertas, curiosidades dentre outros conhecimentos adquiridos.
    No decorrer da atividade, a aluna “Juliana Nascimento, comentou a importância de conhecer o blog e de fazer pesquisas desse tipo, pois trabalha uma ferramenta importante a qual gosta muito que é o uso do computador e da internet”.
    A professora Luana Lobo, da 5ª série do ensino fundamental, acompanha sempre as atividades executadas na escola Antonio Nascimento Filho de Mucajaí, professora recém – formada, aposta que esse tipo de atividade é de suma importância para o aprendizado das crianças, pois trabalha e desperta a atenção dos alunos deixando-os muito motivados.

    4- Conclusões: o que aprenderam vocês com o desenvolvimento do plano de aula? De que forma plano de aula como esse pode integrar o planejamento de vocês, Professores? Que outras atividades podem passar a integrar planejamento futuros em função do que perceberam nesta experiência? De alguma forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros? Quais?
    Aprende que trabalhar assunto e conteúdos voltados ao contexto e realidade dos alunos contribui muito para um bom plano de aula. Os alunos se sentirão mais motivados, pois na aula exposta eles já terão algum conhecimento prévio, isso reafirma que a formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é associada a um conhecimento prévio. O plano de aula como esse pode integrar um bom planejamento do professor, pois é sabido que o professor precisa propor atividades que os alunos tenham condições de realizar e que despertem a curiosidade deles e os faça avançar. É necessário levá-los a enfrentar desafios, a fazer perguntas e procurar respostas.
    Esse tipo de plano de aula, desperta o interesse de trabalhar outros assuntos que poderia complementar esse assunto e interligar com as ferramentas tecnológicas.
    Sim! Vivenciar experiências é um fator contributivo para ser aplicado em projetos futuros, fazendo com que as aulas sejam mais valorizadas e proveitosas.

    ResponderExcluir
  20. AS ATIVIDADES DA CURSISTA MARIA ANTONIA CASTELO SOBRAL PODE SER COMPROVADA EM http://aspedagogasdemucajai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir